‘Eros, psiqué e maresia’, por Thiago Bomfim

E para a ligação acontecer, Eros não seria o que é sem Psiqué. Por isso, vejo nos poemas de Paula os seus (auto)impostos e necessários trabalhos na busca das figuras de si mesmo(a). E para tal busca se edificar, são necessários os registros do masculino – “folião, / ele correria para ela / fantasia carnavalesca / misteriosa selvagem / e se fartaria naquela imagem / carnal fugidia / realeza de só alguns dias”– e do feminino – “ não sou nada / além / de boca e caos” – em nós mesmos. E por que esta forma não se constituir por meio da poesia, como nos propõe Paula Cajaty? Afinal, é o choque das imagens com sua brutal negação em palavras que faz da literatura um dos campos mais férteis para adentrarmos nos “assombros do meu quintal”. Em seu último trabalho do masculino e feminino, no reino dos mortos, por curiosidade, Psiqué abriu a caixa e dormiu, nada mais feminino do que a profundidade do espaço e do tempo.

Ler “sexo, tempo e poesia” é realizar estes trabalhos / prazeres e abrir essa caixa ao final, voltando-se ao começo. A poesia de Paula Cajaty é uma confusão de tempos em que moderno e antigo, presente e passado, masculino e feminino, digladiam-se, constituindo uma forma de comunicação que nos agarra até que a solidão esqueça de puxar. Ela consegue ser moderna, dispensando o “verniz ordinário da atualidade” e consegue ser antiga, sem derramar em demasia as emoções em pratos rasos. Prefiro dizer que ela está em um espaço potencial entre estes tempos; não está nem dentro, nem fora, está num entre-sempre-aberto, inclinando-se sem medidas ao sabe-se-lá-o-quê. Ligação novamente. Sua poesia é a criatividade da travessia. Então, você aí, vamos partir com ela “a reaprender violáceas / a redescobrir assombros”?

 

– Thiago Bomfim é @TChirp, seguidor d’O BULE no Twitter, e premiado pelo sorteio do blog com um exemplar de ‘Sexo, tempo e poesia’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s